Tijolo Ecosocial

« Voltar

Integrando os conceitos de geração de renda e proteção do meio ambiente, com a preocupação de gerar novas oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, seja este formal ou pelas alternativas autogeridas, surge o projeto de fabricação de tijolos ecológicos.

O produto é feito de solo-cimento, o que elimina qualquer processo de combustão, de modo a preservar o meio ambiente, sem despejar no ar resíduos da queima. É ainda uma forma de produzir sem desmatar. Além disso, a fabricação recorre a uma técnica que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, não exige experiência prévia. A produção do tijolo ecológico é, antes de tudo, um fator de geração de renda para a população atendida pela Associação Reciclázaro.

O processo produtivo

Convoca-se membros da rede de serviços socioassistenciais da Reciclázaro, da rede de parceiros e pessoas da comunidade que estejam interessadas em aprender a técnica de fabricação do tijolo, oferecendo-lhes participar de um processo de capacitação e a possibilidade de gerar renda a partir da produção.

Após o período de capacitação que compreende formação teórica e prática, a Reciclázaro oferece a estrutura física e equipamentos para a fabricação. Os tijolos prontos são vendidos para organizações, residências e empresas parceiras motivadas a adquiri-los pelo valor social e ambiental que estes agregam às suas construções e pela redução dos custos da obra.

Economia sustentável

O custo final da construção de uma casa feita com tijolo ecológico pode ser reduzido em até 50% em relação a uma casa feita de alvenaria convencional. Isto porque consome menos materiais (areia, cimento, pedra), a fixação entre os tijolos pode ser feita usando somente uma cola, leva menos tempo de construção, permite que seja feito em regime de mutirão e exige apenas uma rápida capacitação técnica da mão de obra. Além das vantagens econômicas, o conforto térmico e acústico é muito superior ao das construções convencionais.

Saiba mais visitando o site do grupo empreendedor formado pela Reciclázaro em 2012, e que já comercializa o tijolo atendendo a pedidos: www.tijolimpo.com.br
Tijolimpo
Av. Ariston Azevedo, 10 – Belém
Horário de funcionamento: 2ª à 6ª feira, das 8h às 17h
Fone: (11) 2081.3673
E-mail: contato@tijolimpo.com.br