Intervenção Comunitária

Por meio de metodologia fundamentada em organização, assistência, educação, terapia e trabalho, o Programa de Intervenção Comunitária identifica pessoas em situação de rua, oferecendo apoio e encaminhamento às unidades da Associação Reciclázaro ou demais instituições da rede socioassistencial.

Tomando como base a metodologia de Tratamento Comunitário, busca oferecer melhores condições de vida àqueles que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social, bem como à população local.

É com a presença no dia a dia da comunidade que a Associação Reciclázaro entende as necessidades, descobre o potencial e fortalece os vínculos sociais, trabalhando o pertencimento e estimulando o desenvolvimento das pessoas e do entorno. Afinal, o problema da exclusão social também está relacionado à maneira com que o coletivo trata o que considera ser um problema, tendendo a rejeitar, expulsar ou transferir aquilo que não compreende ou não sabe como solucionar, o que intensifica o processo de segregação e de desvinculação comunitária.