Intervenção Comunitária

« Voltar

Nascidos em uma comunidade, havendo descoberto o potencial transformador que as pessoas, os grupos e as instituições coletivas têm, a Reciclázaro trabalha o ser humano a partir de sua história e suas condições de vida que estão diretamente relacionadas ao espaço do qual proveem.

Nesse sentido, fazer o vínculo da pessoa com a sua comunidade de referência é fundamental para a promoção do ser humano integral, que começa por uma nova relação com a sua subjetividade e se reconhece dentro de um espaço.

Nesse cenário, adota-se o modelo de tratamento comunitário, criado a partir de diversos trabalhos de organizações da América Latina, no qual se inclui a prática da Reciclázaro, com o apoio da Cáritas Alemã e da Unesco, que vem a agregar novos conceitos e novos olhares enriquecendo o trabalho que a organização já fazia.

A implementação de novas ferramentas construídas e sistematizadas a partir do trabalho de outros atores tem promovido novas discussões entre as equipes e com isto, novas formas de trabalho, ampliando o olhar e melhorando a cada dia a interação junto às pessoas com as quais se intervém.

Os programas e os espaços onde cada um deles se encontram e se realizam são diferentes, mas as pessoas que formam parte deles compartilham as mesmas características: são pessoas atravessadas pela violência da indiferença, esquecidas no tumulto da cidade, que sofrem a discriminação e o preconceito de uma sociedade que não as enxerga. Pessoas que se encontram nas mais diversas situações de vulnerabilidade, que perderam tudo e mesmo assim mantiveram a capacidade de sonhar.

Acompanhando esse sonho, e entendendo o ser humano em todas as suas dimensões, a intervenção busca motivá-los a transformar a sua vida, não para deixar de ser e sim para ser de uma nova forma, respeitando suas decisões, porém, ficando por perto enquanto precisem de companhia para caminhar.

Nesse sentido e buscando promover os fatores de proteção e diminuir os fatores de risco das pessoas com as quais se divide o dia-a-dia, se desenha um quadro de atividades que são desenvolvidas nos diferentes programas da Reciclázaro e que podem se classificar em cinco grandes eixos:




A abordagem interativa desses eixos permite fazer uma intervenção integral em prol da melhora real das condições de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade, aliviando seu sofrimento social, e criando coletivamente novos caminhos a serem transitados. Caminhos desenhados a partir de seus próprios recursos e de suas próprias capacidades, reconhecidas, mais que isso, valorizadas.

Tratamento Comunitário
“É um conjunto de ações, instrumentos, práticas e conceitos organizados em um processo que tem como fim a melhoria das condições de vida das pessoas que abusam de drogas em uma situação de exclusão social grave, assim como o melhoramento das condições de vida nas comunidades locais nas quais elas vivem e os operadores trabalham.”

Dr. Efrem Milanese em Tratamiento Comunitario
de las adicciones y de las consecuencias de la exclusión grave

PARCERIAS