Coleta Seletiva Solidária

« Voltar

Do lado de cima, lixo espalhado pela cidade, rios contaminados e uma indústria que não para de criar novos produtos que virarão futuros dejetos. Do lado de baixo, um grande número de pessoas que perambulam pelas ruas e ao cair a noite se refugiam nas praças da cidade. A visão ampla de uma organização que enxerga ambos os lados, origina a Coleta Seletiva Solidária.

O projeto objetiva a criação de novas oportunidades de trabalho e renda para pessoas em situação de vulnerabilidade, através da coleta e venda de materiais em maior escala, utilizando os recursos locais ao mesmo tempo em que contribui com a conservação do ambiente e com a melhora da qualidade de vida de toda a população.

A proteção do meio ambiente e a promoção do ser humano produtivo que obtenha condições de vida digna, é uma responsabilidade compartilhada na qual a comunidade tem um papel fundamental. Para isto, o projeto realiza um programa de educação ambiental nas escolas, prédios, igrejas e empresas da região oeste da cidade de São Paulo, as quais posteriormente separam o lixo e doam-no ao projeto. Após a primeira classificação, os materiais são repassados à cooperativa Recicla Butantã, principal parceiro deste projeto que os comercializa e gera renda para todos os cooperados.

A partir dessa experiência bem sucedida na zona oeste, e apoiados pela Petrobras, através do Programa Programa Petrobras – Desenvolvimento e Cidadania, o programa da Coleta Seletiva Solidária multiplicará sua prática na zona leste da cidade, visando criar mais uma cooperativa de reciclagem gerando emprego e renda para noventa pessoas.

A nova cooperativa fará com que cento e cinquenta toneladas de material reciclável retornem à cadeia produtiva, contribuindo enormemente com a conservação dos recursos naturais.