Cinema na Escola

« Voltar

Oficinas de Cinema de Animação (Stop Motion) criam a atmosfera de estúdio cinematográfico dentro da escola. O projeto foi lançado em 2012, junto a duas escolas da Rede Pública Municipal de São Paulo na região leste da cidade – as EMEF’s Anália Franco Bastos, no bairro do Belém, e Presidente João Pinheiro em Vila Matilde.

Alcança alunos do 4ª, 5ª e 6ª anos do Ensino Fundamental com a técnica e a linguagem do audiovisual, passando pelo desenho, a elaboração de roteiro, a criação de personagens usando massinha de modelar até chegar à edição e exibição dos filmes para a comunidade escolar.

Em 2013, o projeto se tornará interescolar: durante o processo de criação e debate dos temas abordados, os alunos das duas escolas vão interagir via internet, e com o acompanhamento de professores que já começam a levar os conteúdos para sala de aula, ampliarão o aprendizado em blogs e web-quests.

A Associação Reciclázaro organizará, junto com as escolas, o primeiro Festival de Cinema de Animação Interescolar, para difusão das produções dos alunos e adesão de novas unidades de ensino ao projeto.