Programa de Intervenção Comunitária em plena ação!

Massa (1)

O Programa de Intervenção Comunitária da Reciclázaro, através de seus Operadores Comunitários, e com o apoio de Operadores Pares (profissionais que trabalham na comunidade), realizam visitas às pessoas da comunidade e abordagens junto às pessoas em vulnerabilidade Social.

Por vezes para manter vínculos com as pessoas, para fins do trabalho, é necessário desenvolver estratégias, como as atividades de cunho mais recreativas, almejando que estas ações se tornem meios para vinculação, o que permitirá que o trabalho se configure de maneira mais sólida.

No começo do mês, foi realizada a “Tarde da Massa”, no Espaço Gasômetro, unidade que comporta as atividades do programa e atividades produtivas do Papel Social e oferece diversas atividades para a comunidade local, juntamente com parceiros comunitários.

A atividade contou com a equipe de Intervenção Comunitária que atua no bairro do Brás e de parceiros locais, como a Organização Civil de Ação Social (OCAS), que realiza um importante trabalho na comunidade e teve a participação de quinze pessoas em situação de rua.

Massa (2)Os participantes tiveram a oportunidade de expressar seus talentos através do momento “Talentos que tenho” e muitos mostraram na prática o talento de cantar e tocar violão, dentre outros. Todos também se divertiram com jogos (damas, dominós, etc) e sessão de vídeos que retratavam situações diárias nas vidas das pessoas.

No final, houve uma confraternização onde foram servidas minipizzas, baguetes, coxinhas, risoles (a maioria dos salgados foi produzido pela Padaria Pão de Moça, projeto incubado pela associação).

Sem deixar de lado a saúde, todos os sábados, é realizada a Oficina de Atividades Físicas, com modalidade de Boxe. Onze crianças e pré-adolescentes participam dessa oficina, onde o Prof. Renato Tadeu orienta e realiza o treinamento, doando seu tempo, dedicação e trabalho aos esforçados participantes.

boxe (7)

Com duração de uma hora e meia, os alunos de boxe reúnem-se no Espaço Gasômetro e com instrumentos específicos para a realização das atividades, executam os exercícios, organizados de maneira colaborativa. Eles são treinados para executarem práticas corporais e esportivas de boxe, vivências que estimulam a coordenação motora, lateralidade, cognição, além de propiciar o desenvolvimento de habilidades sociais e prevenção.

boxe (9)

Redação:

Assiantura-Comunicação-I