PROGAPI agita a Comunidade do Belém

O PROGAPI – Programa de Atenção à Pessoa Idosa (programa da Reciclázaro) coordena um grupo de atividade física, prioritariamente voltada para terceira idade. É totalmente gratuita e aberta para o público em geral, sem limite de idade.

Idosos da comunidade local e dos bairros adjacentes se reúnem três vezes por semana, sendo duas vezes (segunda e quarta) na Praça Humberto de Souza Melo e uma vez (sexta) no CEFOPEA – Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental, no Belém. E no período de 7h as 9h, exercitam-se com muito ânimo e disposição. 

A atividade é acompanhada por uma educadora física, especializada em saúde pública e com experiência de trabalho com o público idoso. A programação dos encontros abrange exercícios de condicionamento, fortalecimento de musculatura, coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, alongamento e relaxamento, além de sessões de Pilates.

É sabido que, com o processo de envelhecimento, o corpo passa por uma natural transformação fisiológica e funcional. Um estilo de vida sedentário pode fazer com que os idosos tenham perdas em quatro áreas importantes para sua saúde e independência: força, resistência, equilíbrio e flexibilidade. Pesquisas provam que exercícios físicos podem ajudar idosos a manter ou restaurar parcialmente essas áreas. A prática regular de exercícios físicos ameniza os impactos desse processo cronológico e contribui para uma melhora na qualidade de vida do praticante. 

Envelhecer não significa que a pessoa tenha limitada a habilidade de fazer tarefas diárias. Exercícios físicos ajudam idosos a sentirem-se melhores, até para aqueles que se acham muito velhos ou fora de forma. Melhorar a força e resistência torna mais fácil subir escadas e carregar coisas. A melhoria no equilíbrio ajuda a prevenir quedas. Ficar mais flexível pode acelerar a recuperação de lesões. Adotar exercícios físicos como parte da sua rotina diária, provoca um impacto altamente positivo na qualidade de vida à medida que se envelhece.

Aproveite o início de um novo ano e comece uma nova vida, investindo em um estilo saudável, em sua vida. Junte-se ao nosso grupo e espante o sedentarismo!

físico7

físico1

Apoio:

Logos-Apoio-Progapi-2