Primeiro Encontro da Rede de Organizações Cáritas e Afins da América Latina e Caribe: Envelhecimento com Dignidade e Direitos

Ref. Matéria 02.12.14 (6)Entre 25 e 28 de novembro, na casa de repouso “Punta de Tralca”, a Caritas Pastoral Social Chile foi responsável pela coordenação da reunião que articula a Caritas da Bolívia, Cuba e Peru, a Pastoral da Pessoa Idosa – Conferência Nacional Bispos (Brasil), a Associação Reciclázaro (Brasil), a Pastoral Social da Arquidiocese de Panamá, a Rede Latino-Americana de Gerontologia (RLG) e da Fundação para o Bem-Estar do Idoso da Arquidiocese do México (FUNBAM). O Pe José Carlos Spínola e a coordenadora do PROGAPI (Programa de Atenção à Pessoa Idosa), Fabiana Abdou Guergues participaram do evento.

A Rede Caritas e organizações relacionadas na América Latina e no Caribe é uma comunhão formalmente constituída em Havana, Cuba, em novembro de 2013, para promover a dignidade e os direitos das pessoas idosas a partir de seu papel, a construção de uma sociedade igualitária para todas as idades. É o resultado de um trabalho de reconhecimento, coordenação, colaboração e ação conjunta em diversas plataformas deparam com desenvolvida desde 2004, sob a Caritas Programa Regional para Pessoas Idosas na América Latina e no Caribe (PRAM), com a cooperação das Caritas Alemã.

Entende-se como uma rede de organizações de solidariedade da Igreja, formado por entidades Caritas e afins que trabalham na promoção da dignidade e do exercício dos direitos das pessoas idosas, promovendo ações de participação, formação e apoio para a sua organização a promoção e defesa dos direitos reconhecidos em cada país, o diálogo entre gerações, da consciência social, participação e advocacia.

Nesta primeira reunião, Ximena Romero, responsável pela Rede Latino-Americana de Gerontologia (RLG), disse: “Eu acho que é muito importante e temos trabalhado para enfrentar os desafios com grande interesse e bom nível de reflexão sob um objetivo comum que é o de buscar, de forma, a sustentabilidade e divulgação para a convicção que temos de que este é um trabalho que deve continuar a cada dia com maior compromisso, assumindo emergir mais desafios que enfrentamos. No caso chileno, queremos fazê-lo gerar instâncias que permitam a participação e envolvimento de adultos mais velhos para que eles sejam expressar suas demandas.”

A primeira reunião da Rede de envelhecimento com dignidade e direitos culminou no desenvolvimento de um Quadro Estratégico 2015-2016, que visa orientar, fortalecer e projetar a tarefa definida pelos diferentes organismos de ação social que trabalham para as pessoas mais idosas.

Ref. Matéria 02.12.14 (4)

Ref. Matéria 02.12.14 (2)

Ref. Matéria 02.12.14 (5+) Ref. Matéria 02.12.14 (3+)