Oficina de Serigrafia da Casa São Lázaro

BASE-MEIO-RGB---14.01.16

Oficina Silk 14.01.16 IA oficina de Serigrafia do Núcleo de Inserção Produtiva da Casa São Lázaro capacita pessoas na arte do silkscreen (serigrafia) que é a técnica de impressão de desenhos de cores planas através de um caixilho com tela. Utilizada para formar um desenho sobre qualquer base (papel, metal, tecidos, etc.)

Essa oficina foi concebida, pois o bairro do Brás é conhecido como o Maior Centro de Comércio e Confecções de Moda do Brasil. A maioria das lojas funciona como centro de distribuição para suas próprias indústrias de confecções, oferecendo 150.000 empregos diretos e 300.000 empregos indiretos. O objetivo das oficinas de Costura e de Serigrafia do Núcleo de Inserção Produtiva da Casa São Lázaro é capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade para um rápido ingresso nesse nicho de trabalho. 

No ano de 2015, a oficina de serigrafia registrou um crescimento altamente significativo, desenvolvendo, criando e confeccionando ecobags para diversos eventos. Atuando em parceria com os artesãos da oficina de costura, produziram a ecobag para a “Conferência Municipal e Regional Mooca de Assistência e Desenvolvimento Social”, realizada em São Paulo. Outro evento que também utilizou o mesmo produto foi o “VII Encontro Catarinense de Gerontologia / II Seminário sobre Envelhecimento e Institucionalização de Florianópolis”, realizado em Santa Catarina. 

Devido ao desempenho dos participantes do núcleo, foram contratados novamente para confeccionar os brindes para o “Red Envejecimiento Con Dignidad Y Derechos”, evento realizadona América Latina e Caribe. 

Fotos-notícia-14.01.16

Todo o lucro arrecadado com a comercialização desses brindes é revertido aos artesãos participantes, pois além do reconhecimento do esforço de cada um, é uma maneira de intensificar a autoestima, proporcionando recursos para a reinserção efetiva no mercado de trabalho e na sociedade. 

Cabe mencionar que a Casa São Lázaro realiza atividades de capacitação apenas para pessoas em situação de rua, podendo se estender a outros segmentos de vulnerabilidade social.

Redação:

Assiantura-Comunicação-I