Negócios Produtivos – Da Assistência ao empreendedorismo

Com o intuito de intensificar as ações de inclusão social e profissional, a Reciclázaro lançou o Projeto “Negócios Produtivos – Da Assistência ao empreendedorismo”, com o patrocínio do Instituto Cyrela.

O projeto é direcionado prioritariamente às pessoas já atendidas pela entidade; usuários da Casa São Lázaro, Espaço Gasômetro e CEFOPEA (Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental) foram os primeiros beneficiados.

Com aulas teóricas, práticas, estágios e assessoria técnica de negócios, o objetivo é preparar os participantes para o mercado de trabalho e, principalmente, prover conhecimento e discernimento que viabilize a construção de negócios produtivos – cooperativas, microempresas e grupos de geração de renda. 

Os cursos tiveram início no mês de maio, com previsão de encerramento para novembro/dezembro deste ano, nos bairros Brás e Belém, com uma grade devidamente estruturada para cada público específico.

Curso de Paisagismo e Agricultura Urbana

20 pessoas que são atendidas na Casa São Lázaro participam deste curso que trata de agricultura aplicada em contextos urbanos, ensina conceitos de empreendedorismo e concede assessoria profissional, ampliando as oportunidades de trabalho. 

Autoimagem e Autoestima - Curso de Embelezamento Facial

O enfoque é o mundo da beleza, ressaltando a maquiagem e suas técnicas. Em busca de alternativas profissionais, 29 mulheres participam deste curso, onde um profissional de psicologia reforça conceitos de potencialização de autoestima e desenvolvimento de recursos pessoais, além de noções de empreendedorismo e assessoria técnica para abertura de negócios.  

 

Autoimagem e Autoestima - Curso de Manicure e Pedicure

Aulas teóricas e práticas sobre o mundo da beleza, com foco no aprendizado de manicure e pedicure como prática profissional. 27 mulheres participam de ações de fortalecimento emocional, discutindo e compartilhando alternativas psicológicas de enfrentamento e apoio. Empreendedorismo e assessoria também são matérias de estudo e reflexão. 

Curso de Montagem e Manutenção de Computadores

Destinada a adolescentes e jovens que, nesta fase da vida, desejam conhecer e explorar novas possibilidades. 15 pessoas participam de aulas de montagem e manutenção de computadores – módulos de redes, com peças reaproveitáveis, também aprendendo a montagem de estruturas de compartilhamento de computadores. Recebem acompanhamento psicossocial, das condições escolares e aspectos familiares, além de assessoria profissional para abertura de negócios produtivos.

Através dos projetos já incubados pela organização, confirmamos que as ações sociais e de geração de renda, quando trabalhadas de forma complementar, geram resultado satisfatórios às pessoas, pois propiciam um  vislumbrar de possibilidades de reinserção de forma efetiva e autônoma. As comunidades dos bairros do Brás e do Belém estão sendo beneficiadas com esse projeto que possui exigências básicas-reduzidas, respeitando o grau de instrução que cada envolvido possui e que conta com o auxílio e a participação da Rede de Recursos Comunitários (RRC) da comunidade na execução de tarefas.

Redação:

Assiantura-Comunicação-I