Lançamento livro: A Arte da Reciclagem

Livro-arte-da-reciclagemA Novelis, com o apoio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, lança o livro “A Arte da Reciclagem”. Em uma elegante edição de capa dura, o livro aborda a reciclagem, desde a sua história até o seu futuro promissor.

Depoimentos e histórias de vida de catadores de materiais recicláveis, que surgem como uma nova classe de trabalhadores de uma economia posposta que a cada dia conquista um espaço maior no mercado mundial. Artesãos que transformam lixo em arte, cooperativas que despontam nas grandes megalópoles, agregando cooperados que, confiantes e esperançosos, enxergam na reciclagem de papéis, vidros, plásticos e alumínio, uma alternativa digna de alcançar uma melhor qualidade de vida.

2015-03-05 19.14.22Compondo o próprio nome da associação, a reciclagem é um ponto vital na Reciclázaro. “Nosso trabalho recicla material, mas também recicla o ser humano. Não dá para pensar só no ser humano sem pensar no meio ambiente, e não dá para pensar só no meio ambiente sem pensar no ser humano. Então, você tem que reciclar em todos os níveis”, afirma o Padre José Carlos Spínola que possui um capítulo especial no livro.

2015-03-05 20.04.03

O livro também traz a história de Juliana da Silva que iniciou sua história puxando carroça nas ruas do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. Atualmente, Juliana trabalha na Cooperativa Vitória do Belém, uma das cooperativas incubadas pelo Programa de Coleta Seletiva da Reciclázaro.

O lançamento do livro, no dia 5 de março, foi realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e estiveram presentes: o Padre José Carlos, o supervisor geral da Reciclázaro, Aparecido Martins, a coordenadora do Programa de Seleta Coletiva, Camille Carletti, entre outros membros da equipe da associação.

2015-03-05 20.16.20