Lançamento do Projeto Guardiões da Praça

BASE-MEIO-RGB---05.05.16

No dia 03 de maio, foi oficialmente lançado o projeto “Guardiões da Praça” que oferecerá cursos de capacitação em Zeladoria de Praças para pessoas em situação de rua.

O evento foi realizado no CEFOPEA – Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental e contou com a participação de convidados ilustres como a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciana Temer; o Subprefeito da Sé, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves; o Diretor Executivo do Instituto Cyrela, Aron Zylberman; o Coordenador do Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, José Trevisol e a Supervisora Técnica de Qualificação da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Mariana Piazzola.

O Padre José Carlos, fundador e Presidente da Reciclázaro deu início à cerimônia, agradecendo a parceria com a SMADS em diversas unidades da associação, enfatizando o inestimável valor dessa união para reinclusão social da população em situação de rua. O Diretor Executivo do Instituto Cyrela, Aron Zylberman ressaltou que o sucesso desse projeto depende essencialmente do comprometimento e dedicação de cada participante.

O Mestre de Cerimônias, Fabricio Bogre, reforçou a relevância de projetos de capacitação e especificou o propósito da Reciclázaro em expandir essas ações a outros serviços da rede socioassistencial, culminando no sonho da organização de incubar uma cooperativa de zeladores de praça (direcionado exclusivamente ao público em situação de vulnerabilidade social).

Houve a apresentação da equipe técnica do projeto, que realizará o acompanhamento e assessoramento em todo o período de duração do curso. As aulas serão ministradas no CEFOPEA, na Subprefeitura da Sé, Praça da República e Praça da Sé.

Os participantes serão pessoas atendidas pelo POT – Programa Operação Trabalho da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) que atualmente desenvolve atividades nas praças da região da subprefeitura da Sé. O POT é um programa que tem como objetivo conceder atenção especial ao trabalhador desempregado, visando estimulá-lo a buscar uma ocupação, bem como a sua reinserção no mercado de trabalho.

O projeto, além de oferecer a formação profissional, também pretende trabalhar aspectos relacionados à empregabilidade, estabelecendo contato com empresas para contratação dos participantes do projeto. A parceria entre a Reciclázaro e a SDTE visa agregar esforços para proporcionar oportunidades de preparo profissional para pessoas em situação de rua, público-alvo da parceria com o Instituto Cyrela, além de contribuir para o manejo correto do cuidado com as praças, intensificando a importância das ações de sustentabilidade, uma das vertentes principais da Reciclázaro.

Confira as fotos do evento:

Foto - 05.05.2016

 PATROCÍNIO:

Instituto-Cyrela---Nova-Marca I

Redação:

Assiantura-Comunicação-I