“Invisíveis” aos olhos da sociedade

Todos nós já cruzamos com pessoas vagando pelas ruas, dormindo nas calçadas geladas do rigor do inverno ou no calor sufocante e torturante do verão. O que poucos sabem é o preconceito que sofrem essas pessoas, pois além de não possuírem as condições básicas de sobrevivência (comida, água, local para dormir, etc), também estão suscetíveis à violência, maus tratos e, principalmente, ao desprezo e abandono. Os chamados “moradores de rua” são pessoas em situação de vulnerabilidade e acabam se tornando “invisíveis” aos olhos da sociedade.

Estar vulnerável significa que uma pessoa se encontra em uma situação frágil e incapaz de se manter e/ou defender. O termo é geralmente atribuído a mulheres, crianças e idosos, que possuem maior fragilidade perante outros grupos da sociedade, porém pode se aplicar a cidadãos adultos, vítimas de adversidades, desentendimentos familiares e até mesmo tragédias pessoais. Um indivíduo em situação de vulnerabilidade se encontra em condições sociais, culturais, políticas, étnicas, econômicas, educacionais e de saúde extremamente desfavoráveis em relação às outras pessoas. O fato de existirem indivíduos nessa situação faz com que exista uma desigualdade relevante na sociedade.

O principal conceito é que uma pessoa está em vulnerabilidade social quando ela apresenta sinais de desnutrição, condições precárias de moradia e saneamento, não possui laços familiares e nem dispõe de recursos financeiros para sobreviver. Esses fatores compõe um grande risco social, ou seja, é um cidadão, mas geralmente ele não tem consciência de que possui os mesmos direitos e deveres dos outros. A pessoa que está nessa situação torna-se um “excluído”, um “invisível”, impossibilitado de partilhar de uma vida pessoal e profissional formal, resultando em um isolamento prejudicial dentro da sociedade.

 A Reciclázaro se preocupa há anos com essa população, criando projetos para prover acolhimento, cuidados básicos e reintegração social. Essa população é diversificada, mas cada cidadão seja adulto, idoso ou criança tem direito a um tratamento justo e direcionado. Por isso, a Reciclázaro possui diversas unidades, com o intuito de proporcionar a cada segmento específico da população, os cuidados, estrutura e condições de restituir cada indivíduo atendido a uma vida normal na sociedade.