Inauguração do Jardim Sensorial do CEFOPEA

Com o objetivo de sensibilizar e aguçar os sentidos das pessoas que vivem em grandes centros urbanos, despertando a importância de ações que resgatem a interação e integração entre o homem e a natureza, foi inaugurado o Jardim Sensorial do CEFOPEA.

A inauguração do Jardim Sensorial do CEFOPEA foi realizada com diversas visitas. No dia 26/05/17, com os alunos da EMEF Anália Franco Bastos; no dia 27/05/17, os jovens do grupo MEFRA (Mocidade Espírita Fraternidade em Ação) e, aproximadamente 50 crianças do CCA Nossa Casa, desfrutaram da magia do Jardim Sensorial no dia 02/06/17.

A equipe CEFOPEA, composta por Natalia Kaori, Estefany Uchoa, Deborah Gonçalves, Diego Oliveira, Fábio Oliveira, Leandro Ferreira e voluntários, organizou o passeio e, enquanto os visitantes percorriam individualmente o trajeto do jardim sensorial, o restante do grupo assistia a um filme com abordagem ambiental, tendo como foco principal a vivência e a interação com a natureza, alinhada com as questões atuais sobre o meio ambiente.

Nesse espaço lúdico, todos os sentidos do nosso corpo (olfato, tato, paladar e audição, principalmente) são estimulados através do uso de diferentes estratégias. O Jardim Sensorial do CEFOPEA conta com uma pirâmide de energia, no qual o visitante pode entrar e meditar/relaxar por alguns minutos, fortalecendo sua aura energética.

No final, foram realizadas rodas de conversa com temas levantados pelos visitantes e monitores como a preservação da natureza, a alienação da sociedade contemporânea quanto ao meio ambiente, o consumo consciente, dentre outros.construção do Jardim Sensorial foi realizada em parceria com a Fundação Cargill, iniciativa promovida por ação voluntária em 2016. Os voluntários atuaram na limpeza e reorganização do espaço planejado e a equipe de jardinagem do CEFOPEA continuou aprimorando e desenvolvendo o projeto de implantação até sua inauguração recente.

Redação:

Assiantura-Comunicação-I