I Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – (PREVINE 2014)

Matéria 05.12.14

A Associação Reciclázaro marcou presença no “I Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas” – (PREVINE 2014). Representada pelo psicólogo e coordenador de metodologia, Pablo Cordeiro, o evento aconteceu no Museu Nacional em Brasília-DF, nos dias 27 e 28 de novembro de 2014. Direcionado a gestores públicos, acadêmicos e sociedade civil, o congresso foi organizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas pela Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ministério da Justiça e Saúde) e pela Universidade Federal de Santa Catarina, com apoio do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes (UNODC).

Tendo como escopo principal a prevenção ao uso de drogas, sob a perspectiva da saúde pública, focando a ótica da identificação e atuação sobre os fatores que podem tornar alguns grupos sociais mais vulneráveis, também compartilhou pautas referentes à importância de políticas sociais universais, intervenções seletivas para famílias, escolas e comunidades em situação de risco, regulação das drogas legais, combate ao estigma nas campanhas de informação, dentre outros temas.

“Reunir especialistas, gestores e sociedade civil para discutir uma temática tão importante, é sem dúvida, um caminho imprescindível que pode resultar em mais efetividade em nossas práticas”, disse Pablo Cordeiro.

Na oportunidade, Gestores públicos e representantes das Organizações Sociais foram convocados para uma reunião com o Secretário da SENAD no Ministério da Justiça, para discutir sobre o projeto selecionado no âmbito do “Edital Viva Jovem” que foi promovido pela SENAD. A Associação Reciclázaro foi contemplada mediante apresentação do projeto titulado: “Alfabeto Livre, Caminhos para Expressão”, voltado para Jovens em medidas socioeducativas e moradores da comunidade do Belém e Brás.