Atividades socioculturais inspiram o envelhecimento ativo e saudável

Em homenagem ao Dia Internacional dos Idosos, celebrado em 1º de outubro, o primeiro sarau do MOPI, a dança circular no Centro Dia Guadalupe e a visita à exposição Athos Bulcão, pela Casa de Simeão, trazem inspiração para o envelhecimento ativo e saudável. Além das atividades, que fazem parte das diversas ações realizadas nas unidades da Associação Reciclázaro, a data foi celebrada com a participação dos alunos do Curso de Cuidador de Idosos  no IV Congresso Envelhecimento Ativo. Confira abaixo:

 

MOPI realiza primeiro sarau em homenagem ao Dia Internacional do Idoso

Um evento repleto de atividades para celebrar o Dia Internacional do Idoso e compartilhar com alegria as habilidades desenvolvidas ao longo dos últimos meses. No dia 1º de outubro, diversas apresentações e oficinas reuniram 150 idosos do MOPI (Movimento Pró-Idosos), do Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) Aspromatina e do Centro Dia Guadalupe.

Entre as atividades, apresentação de coral, dança circular, dança espanhola, dança cigana, jogral com a turma de alfabetização, exposição de quadros dos alunos de pintura em tela, além das oficinas de meditação ativa e de maquiagem. A ocasião contou ainda com uma homenagem especial, um vídeo criado pelos oficineiros do MOPI. Como lembrança, o Estatuto do Idoso foi distribuído para a conscientização sobre os direitos na terceira idade.

Centro Dia Guadalupe recebe a Primavera com dança circular

O tão aguardado dia chegou para as idosas do Centro Dia Guadalupe, que se reuniram na Praça Cornélia, Vila Romana, para celebrar a chegada da Primavera com uma vivência de dança circular.

Cada uma delas participou ativamente de todo o processo. Da escolha de músicas como “Trem das Onze”, “O meu sangue ferve por você” e “A praça”, à criação das coreografias, confecção dos figurinos e convites. Tudo elaborado com muito carinho para receber os familiares no dia 26 de setembro.

Realizado com o apoio da equipe do Centro Dia Guadalupe, oficineiros como musicoterapeuta e educador físico, além de voluntários, o evento estimulou a integração, o fortalecimento da autoestima, o desenvolvimento da consciência corporal e da coordenação motora.

Alunos do Curso de Cuidador de Idosos participam de congresso sobre envelhecimento

Em setembro, os alunos do Curso de Cuidador de Idosos assistiram ao IV Congresso Envelhecimento Ativo, na Câmara Municipal de São Paulo. Com o tema “Envelhecimento, trabalho e inclusão social: desafios e perspectivas”, o evento, realizado pelo vereador Gilberto Natalini, reuniu estudantes, profissionais e professores ligados à área de gerontologia.

Componente da grade curricular do curso realizado pelo PROGAPI (Programa de Atenção à Pessoa Idosa), que também atua para a promoção da autonomia e protagonismo dos idosos na sociedade, a ida ao congresso propôs uma reflexão sobre o mercado, políticas públicas, leis de incentivo, empregabilidade e geração de renda para a população idosa.

#reciclazaro #mopi #centrodiaguadalupe #casasimeao #progapi #terceiraidade #idoso #diainternacionaldoidoso #centrodeconvivencia #idososfelizes #terceiraidade #cursoCuidadorDeIdosos