Eixos de Trabalho

Comprometidos com a questão social e buscando chegar a mais pessoas que se encontram desprotegidas, a Reciclázaro protagoniza uma série de projetos que buscam garantir a proteção e a promoção social das pessoas que estejam em situação de vulnerabilidade.

A percepção subjetiva que as pessoas em situação de vulnerabilidade social têm de suas próprias necessidades e a multidimensionalidade de sua situação, demanda soluções também complexas e multidimensionais. Isto desafia à Associação a criar projetos audaciosos que respondam às situações emergentes da sociedade e assim contribuir para o bem estar da população se ocupando não só da proteção, senão também da promoção das suas capacidades, a objetivação dos riscos e a abertura de oportunidades. Só assim as pessoas poderão ser sustentáveis em suas projeções.

Diante disso, a Associação Reciclázaro baseia seu trabalho em cinco eixos fundamentais:

Promoção Social
Visa a promoção do cidadão participativo, responsável, que ao mesmo tempo em que é acolhido, é desafiado a identificar e experimentar suas aptidões pessoais e sociais, apoiado por processos educativos que contribuem para o seu desenvolvimento.

Geração de Renda
Foca na formação do ser humano produtivo, para que, sendo capaz de utilizar suas habilidades e valendo-se dos seus recursos pessoais, atinja a mudança efetiva que o tire da situação de exclusão e o integre efetivamente à vida social do espaço que ocupa.

Intervenção Comunitária
Tendo como referência o modelo de tratamento com base comunitária, desenvolvido e utilizado por uma rede de organizações latino-americanas, os projetos desenvolvidos pela organização combinam as ações de organização e articulação em rede, assistência básica, educação, terapia e trabalho, abordando o ser humano integral, em suas diversas esferas.

Meio Ambiente
Atua buscando criar uma relação harmoniosa entre as pessoas e a natureza, orientando na utilização adequada dos recursos e no respeito à capacidade de resiliência do planeta. Ações de educação ambiental em salas de aula e nas comunidades onde a organização atua fomento às novas tecnologias limpas e sustentáveis, plantio e recuperação da Mata Atlântica e a ampliação contínua da coleta seletiva fazem parte das ações estratégias desse eixo de trabalho.

Arte e Cultura
A integração entre diversas áreas de difusão como audiovisual (cinema de animação), dança e ritmos afro-brasileiros (Congada, Maracatu, Moçambique, Cirandas e Boi Bumbá), inclusão digital e artes gráficas, articulam-se em projetos autônomos, dedicados ao acesso das comunidades de baixa renda a bens culturais na região leste da cidade de São Paulo e que se faz presente nos demais trabalhos da ONG, no campo socioeducativo e do empoderamento de pessoas sob vulnerabilidade social.