Diálogos com Cooperativas chega a Recife e Salvador

Estreitar as relações entre as duas pontas da cadeia de reciclagem do alumínio, profissionalizar e valorizar o trabalho desenvolvido pelas cooperativas de catadores, agilizar e melhorar a qualidade dos processos industriais, preservar o meio ambiente. Com propósito definido, o projeto Gestão Solidária e Crescimento Consciente, sob patrocínio da Novelis, chegou à região nordeste do país no último mês, por meio de uma ação especial.

Realizados em Recife, no dia 07/06, e Salvador, no dia 11/06, os eventos “Diálogos com Cooperativas” aproximaram os Centros de Coleta da Novelis e os cooperados locais, trazendo a possibilidade da comercialização direta com a indústria como uma forma de viabilizar negociações mais justas e sem intermediários às cooperativas, bem como facilitar à empresa o rastreamento e a melhoria da qualidade do material processado.

“A gente existe para trabalhar com os resíduos sólidos e para articular entre o poder privado, o público, a sociedade”, afirmou a coordenadora de projetos socioambientais da Associação Reciclázaro, Camille Carletti, durante o evento. Entre os assuntos em pauta na programação, o empreendedorismo, o caminho do alumínio, a coleta seletiva de Jaboatão e a coleta seletiva no carnaval de Olinda.

Os encontros reuniram cerca de 150 pessoas, como representantes do poder público, lideranças de diversas cooperativas e colaboradores da Novelis. Entre eles, Gustavo Faria, gerente de negócios de metal; Fernanda Magalhães, da área de comunicação externa; Maurício Marafante, coordenador do Centro de Coleta de Recife; e Alessandro Cruz, coordenador do Centro de Coleta de Salvador.

Gestão Solidária e Crescimento Consciente

Organizar coletivamente as atividades dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis para oferecer melhores condições de trabalho e incremento de renda, além de aumentar o volume de matéria-prima reciclada. Esse é o objetivo do projeto Gestão Solidária e Crescimento Consciente, fruto da parceria entre Novelis e Reciclázaro, que capacita e valoriza a atuação neste importante elo da cadeia de reciclagem, atendendo cerca de 900 pessoas e 20 cooperativas, em São Paulo, Pindamonhangaba, Recife e Salvador.

Assista os vídeos sobre o evento: