Cooperativa Vitória do Belém começa a contar sua história

Os primeiros 30 trabalhadores da Cooperativa Vitória do Belém, prestes a ser inaugurada na zona leste de São Paulo, foram certificados pela Associação Reciclázaro e pelo Cempre – Compromisso Empresarial para a Reciclagem, ao final do Curso de Cooperativismo, realizado de março a agosto de 2013, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea), no bairro do Belém.
A cerimônia de certificação ocorreu no último dia 30 de agosto, no mesmo local de realização do curso. Ao longo da capacitação, os participantes aprenderam e exercitaram práticas de gestão para trabalhar com autonomia, planejamento e metas, além de entenderem sobre as questões de relacionamento pessoal e segurança no trabalho.
A formação também ofereceu base aos trabalhadores para cumprirem com todas as etapas de elaboração do estatuto, e prepararem a ata de constituição da cooperativa. As aulas ficaram a cargo dos técnicos Ivo Milani, Talita Ribeiro e Aline Paschoalino, todos do Cempre.
A formatura teve a presença do subprefeito da Mooca, Francisco Ricardo; do coordenador da Coleta Seletiva da Amlurb, Paulo Gonçalves de Souza; da equipe técnica do Cempre e da Associação Reciclázaro, assim como do presidente fundador da organização, Pe. José Carlos Spínola.