Certificado na mão e trabalho novo em 2015

photo taken and property of GazetaViews

Jardineiros, produtores de adubo orgânico e texturizadores fecharam o ano com a esperada certificação após os cursos concluídos no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea), unidade da Associação Reciclázaro no bairro do Belém, zona leste de São Paulo.

Na formatura coletiva, que ocorreu no sábado, 13 de dezembro, cerca de 40% dos formandos em Jardinagem comemoraram também o acesso à carteira de trabalho assinada – parte deles contratada durante o curso e a outra metade ao final por meio do encaminhamento que a Associação Reciclázaro faz ao mercado de trabalho, a empresas, condomínios e floriculturas.

Formanda Cecília e Professora Thaís da Alfasol - por Israel Lopes

Entre as diferentes turmas diplomadas neste dia, sobressaiu a emoção dos que se alfabetizaram no curso ministrado pela organização não governamental AlfaSol, ao lado da Reciclázaro e do Instituto Cyrela, parceiros neste projeto. “Cada momento de avanço ou dificuldade eu compartilhava com minha família que hoje está aqui me apoiando a continuar a estudar. Não é mais um sonho impossível”, disse Cecília Souza, 67 anos, formanda do Curso de Alfabetização.

Idosos e pessoas na faixa etária de 26 a 52 anos (entre elas, usuários da Rede de Proteção Social de São Paulo e membros da Cooperativa Vitória do Belém) voltaram a estudar através deste curso, após duas ou três décadas de afastamento da escola regular. Para os 17 formados, o certificado permitirá postular vaga na rede pública do Ensino Fundamental.

Coletivo de parceiros

 

instituto-cyrelaSIEMACO_LOGO378534g

 

 

A formatura sublinhou o diálogo da Reciclázaro com pelo menos quatro instituições parceiras, representadas no evento: o Instituto Cyrela, patrocinador do Projeto Cidadania Verde de capacitação em Jardinagem, Texturização e Produção de Adubo; a AlfaSol, responsável pelo curso de alfabetização de adultos; e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (SIEMACO), financiador do segundo curso de Jardinagem, este contratado junto à Reciclázaro para o público sindicalizado ao SIEMACO.

A quarta parceria com participação efetiva no evento foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Anália Franco Bastos, vizinha do Cefopea e palco da formatura das cinco turmas que reuniram pouco mais de 70 pessoas entre formandos, familiares e membros da comunidade.

Israel M. Lopes

Thaís - Alfasol, Rafael Marques - Inst Cyrela, e Manoel. por Israel Lopes

Israel M Lopes 1