GASOMETRO_6-1800x1200px
GASOMETRO_3-1800x1200px
GASOMETRO_2-1800x1200px
GASOMETRO_4-1800x1200px
GASOMETRO_5-1800x1200px
GASOMETRO_1-1800x1200px

Um refúgio onde a capacitação e a construção de novos projetos de vida são realidade. Um espaço que acolhe e atua em prol das necessidades da comunidade.

 

Quem passa pelo Viaduto Gasômetro não imagina que ele abrigue tantas histórias de recomeços bem-sucedidos. Localizada no baixio desta construção, no bairro do Brás, esta unidade da Associação Reciclázaro oferece cursos profissionalizantes e atividades socioeducativas para pessoas excluídas do sistema formal de trabalho.

 

Com equipe multidisciplinar, o Espaço Gasômetro atua em conjunto com os moradores do entorno. Em visitas aos domicílios de seus alunos, identifica necessidades e oferece apoio para solucioná-las, por meio de orientação e direcionamento aos órgãos competentes, além de atendimento psicossocial.

 

A capacitação gratuita para geração de renda ultrapassa o ensino formal. Os estudantes são estimulados ao empreendedorismo e contam com a escola de incubação de negócios, em que podem vivenciar a rotina de algumas das profissões relacionadas aos cursos ministrados no local.

Contato

tel.:11. 3311-0421

Rua do Gasômetro, 821 – Gasômetro – São Paulo – SP – 03004-001

Principais Atividades

Cursos profissionalizantes

Novas possibilidades para a geração de renda. Os cursos oferecidos no espaço contam com o apoio de professores voluntários, além da disciplina Empreendedorismo. Culinária Comercial, Manicure & Pedicure, Maquiagem, Montagem de Celular, Montagem e Manutenção de Micro fazem parte da grade oferecida.

Escola de incubação de negócios

Laboratório para os formandos dos cursos ligados à tecnologia, a Oficina Escola Tech Level possibilita o desenvolvimento das habilidades e o aprendizado sobre a dinâmica do segmento. Esta assistência técnica, criada em 2018 nas dependências do próprio Espaço Gasômetro, é gerida por ex-alunos que se tornaram empreendedores e oferecem ao público os serviços de consertos, formatação e configuração de computadores, entre outros.

Abordagem territorial a pessoas em situação de rua

Por meio de metodologia fundamentada em organização, assistência, educação, terapia e trabalho, a equipe do espaço identifica pessoas em situação de rua, oferecendo apoio e encaminhamento às unidades da Associação Reciclázaro ou demais integrantes da rede socioassistencial.

Ponto de coleta de lixo eletrônico

O Espaço Gasômetro é ponto de coleta de equipamentos eletrônicos que, após passarem por uma triagem para separação de materiais, recebem o descarte correto ou são reaproveitados em usos variados, como, por exemplo, fonte de estudos para os cursos de tecnologia.