Casa São Lázaro e a Natureza

BASE-MEIO-RGB---17.09.15

No dia 16 de setembro, quinze conviventes da Casa São Lázaro, que também participam das oficinas do Núcleo de Inserção Produtiva, puderam conhecer um pouco mais sobre a natureza brasileira. Juntamente com a Assistente Social Zilda Vicente e a oficineira Aline Lotto, eles realizaram uma atividade cultural externa no Instituto Butantan.

Foto 1 - 17.09.15

Essa visita foi monitorada e acompanhada pela funcionária da instituição, Adriana, que apresentou ao grupo o Museu Histórico que exibe antigos objetos utilizados em pesquisas e produções de soros e vacinas.

Foto 2 - 17.09.15 II

Foto 3 - 17.09.15Os participantes também visitaram o Museu de Microbiologia, onde aprenderam um pouco mais sobre os micróbios, bactérias e outros seres microscópios. O passeio terminou com uma visita ao Museu Biológico, que possui um acervo de animais vivos, apresentando suas características, sua relação com o meio ambiente e sua importância para a saúde humana.

A

O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais. Sua principal missão institucional é, portanto, atender às demandas primordialmente voltadas para a saúde pública, contribuindo com o Estado no contínuo esforço de prover o bem-estar da população.

Desenvolve projetos de pesquisas básica e aplicada, tais como estudos sobre animais peçonhentos, agentes patogênicos, inovação e modernização dos processos de produção e controle de imunobiológicos e estudos clínicos, terapêuticos e epidemiológicos relacionados aos acidentes humanos causados por animais peçonhentos.

Mantém coleções científicas zoológicas e desenvolve atividades educacionais e culturais por meio de quatro museus – Museu Biológico, Museu Histórico, Museu de Microbiologia e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas.

Oferece também cursos de extensão, visando à formação de profissionais que possam ser multiplicadores de informações em saúde pública, e cursos de aperfeiçoamento, de curta duração, abordando temas como animais peçonhentos, insetos de importância médica, soros e vacinas, destinados à comunidade em geral, estudantes, professores, militares, bombeiros, agropecuaristas, entre outros​​.

Instituto Butantan

Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã / 05503-900 – São Paulo, SP – (11) 2627-9300​

SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor

Para informações sobre soros e vacinas fabricados no Instituto Butantan ou notificação de evento adverso, entre em contato por telefone ou e-mail.

0800 7012850 – sac@butantan.gov.br​

Redação:

 Assiantura-Comunicação-I