Aulas Gratuitas de Kickboxing no CEFOPEA

Fevereiro começou com toda energia no CEFOPEA (Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental). O primeiro dia do mês foi animadíssimo com a inauguração das vigorosas Aulas de Kickboxing, com a participação de policiais da GCM (Guarda Civil Metropolitana), cooperados da Vitória do Belém, conviventes da Casa Marta e Maria e de pessoas da comunidade do Belém e Belenzinho.

A partir de fevereiro, o CEFOPEA passa a oferecer as aulas TOTALMENTE GRATUITAS, todas as segundas e quartas-feiras, das 08h às 09h. Em parceria com a Escola de Artes Marciais do Mestre Serginho Team, conveniado com a CBKB (Confederação Brasileira de Kickboxing) e sob o comando do Mestre Rogério Milani e sua equipe, a ação visa atender a toda a comunidade, participantes dos projetos e conviventes das unidades da Reciclázaro, além dos pais e alunos das escolas no entorno.

Praticado desde o século 19, suas raízes derivam da Ásia, há mais de 2.000 anos. O Kickboxing veio a ser chamado por esse nome em 1950, quando um organizador de boxe do Japão intitulou assim uma atividade que misturava boxe e karatê. No entanto, foi em 1970 que ele ganhou maior popularidade, especialmente nos Estados Unidos.

Kickboxing não só se refere apenas a um grupo de artes marciais e esportes de combate em pé, baseados em chutes e socos, como também é um estilo de arte marcial e desporto de combate, frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.

Quem pode praticar

A modalidade é indicada a partir dos 7 anos sem limite de idade para sua prática, desde que os conteúdos técnicos e pedagógicos e os métodos de ensino e aprendizagem estejam devidamente adaptados às características das respectivas faixas etárias.

Benefícios da prática do Kickboxing

Constituindo-se como uma atividade física e desportiva bastante completa, o Kickboxing, quando praticado com regularidade, promove um aumento dos índices físico e psíquico, a coordenação, o equilíbrio, a capacidade cardiorrespiratória, a força, o autocontrole, a autoconfiança e a concentração. Fatores determinantes para uma boa qualidade de vida.

  • Alívio ao estresseLibera a endorfina, um neurotransmissor que traz a sensação de prazer e bem-estar. 
  • Tonificação muscularContribui com a tonificação da parte superior e da inferior do corpo.
  • Flexibilidade – Aos chutes ajudam na construção e manutenção da flexibilidade.
  • Melhoria da circulação - Altera a frequência cardíaca, aumentando a circulação de sangue pelo organismo. 
  • Promove o equilíbrioDar chutes com apenas um dos pés por certo tempo, ampliam o equilíbrio e a estabilidade.
  • Melhora a coordenação – Incentiva a coordenação nos movimentos feitos por suas pernas e braços.
  • ConfiançaPraticar um exercício físico, melhor o nível de condicionamento, você certamente se sentirá melhor com seu corpo. E o fato de aprender algo novo, como uma luta, certamente fará com que você se sinta mentalmente melhor. E conforme você for dominando os movimentos e desenvolvendo suas habilidades, é provável que você se sinta cada vez mais confiante a ganhe autoestima.
  • Força e resistênciaAo mexer com todo o corpo e tonificar os músculos, a prática do kickboxing ampliará sua força e resistência.

DiversãoAo misturar artes marciais e exercícios aeróbicos, a modalidade inova, o que torna o treino mais divertido e agradável. Além disso, o fato dele poder ser acompanhado de música pode deixá-lo mais estimulante.

 

Redação:

Assiantura-Comunicação-I