Apoio psicológico para idosos na Igreja São Víto Mártir

A equipe de trabalho do Centro de Escuta do Espaço Gasômetro realiza o Grupo de Apoio Psicológico para Idosos, todas as quintas-feiras, das 14h às 15h, na Igreja São Víto Mártir, no bairro do Brás/SP, coordenado pelo psicólogo e assessoria da assistente social, educadora social e educador par da equipe.

Através do trabalho comunitário, percebemos que existem poucas atividades realizadas para os idosos da comunidade; a ausência de um espaço no qual os idosos tivessem apoio emocional, proporcionando bem-estar e suavizando os sentimentos de solidão, isolamento e, até mesmo, as queixas de sintomas físicos.

Por meio da busca de parcerias e articulações das redes, foi realizado contato com a Paróquia São Vito Mártir, igreja católica da comunidade que fomenta trabalho com idosos, através de um Núcleo de Convivência para idosos da instituição “A Mão Branca”, uma instituição beneficente de longa permanência para idosos, fundada em 1912, que se tornou uma referência na área de Gerontologia e Geriatria. Suas atividades são bem diversificadas: capoterapia, afromix, artesanato, artes manuais, festas temáticas e passeios.

Nesta parceria, a equipe de trabalho do Espaço Gasômetro, propôs a criação de um grupo de apoio psicológico para os idosos, visando melhorar a saúde, procurando compreender o idoso, suas necessidades e desejos. Nos momentos de fragilidade, estes encontros permitem a expressão de sentimentos que podem ser analisados e trabalhados em conjunto, favorecendo o caráter terapêutico em um ambiente de acolhimento.

 

Redação:

Assiantura-Comunicação-I