Agita Idoso celebra no Cefopea o envelhecimento ativo e saudável

Um encontro para estimular o envelhecimento ativo e saudável, quebrar preconceitos, promover a socialização e o respeito.

No último dia 9, as bases que norteiam o atendimento oferecido por algumas unidades da Associação Reciclázaro foram compartilhadas com o público pelo Agita Idoso 2019, no Cefopea. Cerca de 600 pessoas participaram do evento realizado pela instituição, por meio do Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PROGAPI), contando com o apoio de parceiros como Garmic, Acirmesp e Vittal Prime.

Recheada de apresentações culturais, a sétima edição trouxe tradicionalmente os próprios idosos como protagonistas. Integrantes dos projetos da Associação Reciclázaro e organizações parceiras, eles revelaram seus talentos e esbanjaram disposição para participar da programação, que contou com atividades físicas e recreativas, oficinas ambientais, palestras sobre saúde, assistência social e direitos humanos.

O fundador e presidente da Associação, Padre José Carlos Spínola, esteve presente e ressaltou a importância da união de toda a sociedade para o envelhecimento ativo e saudável. O olhar para as questões sociais e políticas ligadas à terceira idade faz parte das diretrizes da instituição, que hoje tem 3 de suas 7 casas voltadas para este público.

"A dedicação aos idosos foi um processo que surgiu de forma natural na Reciclázaro", finaliza o supervisor-geral, Cido Martins. Desde 2003, quando foi criada a primeira unidade, Casa de Simeão, ao lançamento do Progapi, para apoiar e fomentar iniciativas de autonomia e qualidade de vida, além da segmentação das necessidades por meio do atendimento realizado no Centro Dia Guadalupe e Movimento Pró-Idosos (MOPI).