6ª Oficina Culinária no CEFOPEA – Indo além do trigo: Conhecendo as farinhas do Brasil

BASE-MEIO-RGB---03.03.16

Com o patrocínio da Fundação Cargill, no dia 26 de fevereiro, aconteceu 6ª Oficina Culinária de Aproveitamento Integral de Alimentos do “Projeto Incluindo Novos Sabores”, no CEFOPEA – Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental, com a participação de 40 pessoas.

A atividade foi aberta a toda a comunidade da região, contando com as pessoas assistidas pelo PROGAPI (Programa de Atenção à Pessoa Idosa), Centro de Convivência Padre Manoel da Nóbrega, CCA Flor de Ouro, Hospital Dia Caism da Água Funda, conviventes do centro de acolhida Marta e Maria e usuários das atividades do CEFOPEA.

As responsáveis pela elaboração das receitas e ministração da oficina foram as educadoras: Daniela Lisboa, Fabiana Sanches e Cassia Cazita da Escola “COMO COMO” de Ecogastronomia. Desta vez, o tema: abordado foi “INDO ALÉM DO TRIGO: CONHECENDO AS FARINHAS DO BRASIL”, onde houve uma verdadeira aula sobre a história do trigo desde o seu cultivo, passando pelas formas de refinamento e uso na culinária.

O intuito desta aula foi apresentar ao público a biodiversidade das farinhas com foco nas farinhas brasileiras e suas aplicações no preparo de pães, bolos, tortas, biscoitos, panquecas entre outros pratos, utilizando as farinhas de cereais (milho, arroz, aveia, cevada); leguminosas (feijões, lentilha, fava, grão de bico); oleaginosas (castanhas e nozes) até as farinhas de frutas (maracujá, banana verde) e vegetais (mandioca, beterraba, entre outros).

Fotos 03.03.16

Dentre as diversas receitas apresentadas citamos:

PANETONE NORDESTINO – feito à base de flocos de aveia e flocos de milho, castanhas e uvas passa sendo cozido em cuscuzeira

BOLINHOS DE TAPIOCA COM QUEIJO COALHO E COENTRO – preparados com tapioca granulada e queijo coalho

MINGAU DE FARINHA DE JATOBÁ – podendo ser utilizada a farinha de Aratuta

PÃO DE MANDIOCA COM ARROZ – feito com a mandioca cozinha e a farinha de arroz

FARINATA DE FEIJÃO FRADINHO – podendo ser assada em forno ou na chapa em forma de panquecas e cobertas com recheios variados como: tomate seco, cebola, rúcula fresca, azeitonas.

Assinaturas-04.02.16

Redação:

Assiantura-Comunicação-I