1ª Tarde Cultural Comunitária no Espaço Gasômetro

BASE-MEIO-RGB---04.08.16

A 1ª Tarde Cultural Comunitária foi um verdadeiro sucesso! No dia 27 de julho, a tarde cultural proporcionou um encontro que permitiu aos moradores do Brás, conhecerem e acessarem com mais entendimento, os recursos que existem dentro da própria comunidade.

Direcionada para toda a comunidade, o Espaço Gasômetro foi sede para esse grande e caloroso evento que contou com a Rede de Recursos Comunitários que atuam na comunidade do bairro do Brás.

Organizado pela equipe de trabalho do Espaço Gasômetro, pela assistente social Ruth de Matos Souza, pela psicóloga Erika Vallaro Caseiro e pelos membros da Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), o evento proporcionou uma animada tarde, que trouxe artistas e simpatizantes da arte para uma apresentação que envolveu: canto, teatro, dança, poesia, exposição de artesanatos e apresentação de capoeira.

Com uma proposta simples de entretenimento associada à ação comunitária, a 1ª Tarde Cultural proporcionou um encontro muito especial entre a comunidade e a sua rede de recursos. 

O evento contou com apresentações dos idosos da Casa de Simeão: Sezostre, cantando e tocando violão, trazendo a boa MPB; Rubens Peres, cantando e tocando ao violão os clássicos de Elvis Presley e José Luiz, cantando os sucessos de Rod Stewart. 

Vários artistas voluntários também se apresentaram. Issao, acompanhado de um violão, apresentou um medley; Geovanna Cristina ao violão, fez uma exposição de desenhos e apresentação com os membros do Teatro Cia da Alegria.

Do Instituto Macuco/Parque Benemérito, Nilton fez um belo tributo ao Raul Seixas, enquanto que do CAPS AD MOOCA, Rafel arrasou no Funk, Bianca fez apresentação de BeatBox e Franciele, encantou com sua voz. 

Do Grupo Regional, Nego Tinho, Rapper e co-fundador da Rede de Coletivos “São Mateus em “Movimento” da zona leste de São Paulo; Banda Factor Latin Flow – Show de reggaeton (rap e música latina), composto por Miguel Angel Flow (boliviano) e Big El Patron (baiano). 

Mas a diversão não parou por aí! A Cia da Alegria, um grupo de teatro com jovens da comunidade apresentou uma linda peça, Sthefania do CAAPS AD envolveu todos em uma vigorosa Dança Flamenca; o Grupo Ginga de Ouro impressionou com uma animada apresentação de Capoeira. 

Exposições

Além das apresentações, os participantes puderam passear e apreciar os produtos desenvolvidos pelos artesãos da Casa São Lazaro: arte em tapeçaria, vidro (fusing) e costura.

Edma e Snoop (Eduardo) apresentaram o projeto da Revista Ocas; Sabrina Jeceara e Geovanna Cristina exibiram suas pinturas, desenhos, poesias e literatura; Wladimir, um jovem da comunidade, recitou poesias autorais.

Péricles Formigoni, Diretor do Instituto Pró-Diversidade, expos o livro “Docinhos do Titio” que trouxe assuntos sobre o combate ao preconceito e racismo.

O Espaço Gasômetro colocou um estande de material informativo sobre as Redes de Recursos Comunitários. 

Outras instituições e pessoas que promovem melhoramento de vida na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento comunitário: Camila com a Oficina de Maquiagem, Wlademir, com aulas de Judô e Luciana, Administradora do Parque Benemérito José Brás.

Confira abaixo as fotos do evento:

Fotos - 04.08.16

Redação:

Assiantura-Comunicação-I